Dicas de Como Não Procrastinar

Neste artigo vamos dar dicas de como não procrastinar e ser mais produtivo. Aquele velho pensamento “amanhã eu faço”, apesar de ser bastante comum, não é considerado uma doença. Muito menos uma epidemia. Mas, é preciso reconhecer que esse não é o melhor caminho para nada na vida. No campo profissional, a procrastinação não deve ter lugar. E isto independe de cargo ou função exercida. Ela é o que mais prejudica a produtividade. Não fique chateado. Como todo e qualquer mal isto pode ser totalmente eliminada de seu cotidiano.

Afinal, O Que é Procrastinar?

De uma maneira simples, procrastinação significa postergar algo, deixar para depois o que você deveria fazer hoje havendo tempo hábil. E os perigos dessa atitude? A ansiedade chega, o estresse aumenta e por isso o corpo fica sem defesa e tende dar espaço às doenças infecciosas. Aí vem a pergunta: por que não aprendemos o contrário, a não postergar? E a resposta é bem simples: é mais fácil permanecer na zona de conforto. Quando você deixa para depois, você não coloca a cara a tapa, não há exposição.

Pare e pense. Na execução de nossas atividades diárias tendemos a ligar o “piloto automático” e, com isso, o risco de darmos menos importância às tarefas é muito grande. Desta forma, o melhor é você dar-se um tempo para pensar e fazer uma avaliação das consequências que terá se deixar para depois.

 Visualize que a Tarefa Terá Algo Gratificante

Algo muito prazeroso que podemos encontrar é a ideia de que teremos o resto do tempo livre. Avalie dessa maneira quando pensar em procrastinar alguma atividade. Imagina só que pensar em deixar para amanhã pode até te trazer uma sensação imediata de prazer, mas se, ao contrário, você determinar que vai realizar aquele trabalho hoje? Você só vai se dedicar mais algum tempo e no dia seguinte terá mais disponibilidade para fazer outras coisas.

Experimente o primeiro passo! Se por ventura você deseja entrar numa academia e sempre deixa para daqui a um mês, daqui a tanto tempo, tente calçar o tênis e ir até a saída de casa. Talvez você sinta a motivação de fazer algo contrário do que sentia antes.

Comprometa-se Com as Tarefas

Você tem dificuldade em começar alguma coisa? Seria interessante você se comprometer em realiza-la e você dizer a outra pessoa a meta que deverá cumprir. Esse indivíduo fará pequenas cobranças a você. Estipulando metas diárias. Isso pode estimular você a começa a se cobrar automaticamente. Fracione uma tarefa grande em etapas. Você fica assustado com o tamanho das coisas que tem para fazer, como um todo?

Então, você já pensou em dividi-las por etapas? Desta forma, cada parte concluída vai servir para te impulsionar a continuar a cumprir as outras. Assim, você conseguirá terminar a atividade que parecia não ter um fim. Existe um outro benefício: você vai evitar o esgotamento mental. Ao dividir seu trabalho em frações, você pensará e terá foco apenas naquela determinada parte.

Obtenha um Ritual de Produtividade

Avalie o lugar que você costuma realizar o seu trabalho. Se tem muito barulho e coisas que possam te distrair, tente ir para um lugar que seja calmo e reservado. Se você possue redes sociais e se for uma causa que tira seu foco, determine um tempo para não acessar e se concentrar no que você tem para fazer. Finalizado esse período, veja as redes sociais e faça o mesmo procedimento anterior. Essa técnica se chama Pomodoro.

Seja Proativo e Tome a Iniciativa

Esse passo é o mais singelo de todos. Porém, o mais desafiador. COMEÇAR. Comece. Veja os benefícios que você terá ao realizar as tarefas, pense nos riscos que terá de correr se procrastinar e tenha atitude na direção do que deve ser realizado. Esse será um desafio constante em sua vida.

Seja mais produtivo isso será bom para você do ponto de vista da execução do trabalho, bem como pessoal. Você sentirá melhor consigo e sua ansiedade será drasticamente diminuída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

404 - Not found | We searched the space, but we could not find the page you are looking for.