Os 3 Pilares da Inteligência Emocional

neste artigo vamos falar um pouco sobre inteligência emocional. Quando ela pareceu pela primeira vez em 1995, ela serviu como o elo perdido numa descoberta peculiar: pessoas com QI médio superam aqueles com QI mais alto 70% do tempo. Esta anomalia lançou uma enorme chave inglesa no que muitas pessoas sempre presumiram ser a única fonte de QI de sucesso. Décadas de pesquisa agora apontam a inteligência emocional como o fator crítico que diferencia os artistas estrela do resto do grupo.

O Poder da Inteligência Emocional

A inteligência emocional é o “algo” em cada um de nós que é um pouco intangível. Ela afeta a forma como gerenciamos o comportamento, navegamos pelas complexidades sociais e tomamos decisões pessoais que alcançam resultados positivos. A inteligência emocional é formada por quatro habilidades fundamentais que se unem sob duas competências primárias: competência pessoal e competência social.

Em outras palavras, eles podem influenciar as emoções de outras pessoas também. A inteligência emocional é uma habilidade muito importante na liderança. Diz-se que tem cinco elementos principais, tais como: autoconsciência, auto regulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

O Que é Autoconsciência?

Vamos entender cada um deles em detalhe. O que é autoconsciência? Se você é autoconsciente do que está passando, você estaria em uma posição melhor para entender os outros e afetar as pessoas ao seu redor. Isso também significa que você está ciente de seus pontos fortes e fracos. Quando você experimenta raiva, segure esse momento e pense no que o deixou tão irritado. Manter um diário sempre ajuda. O que é auto regulação? É o próximo passo em que você pensa antes de falar. É um aspecto importante onde você pode se regular a si mesmo.

Isto irá impactar os outros de uma forma positiva em vez de negativa. Mantenha-se responsável no caso de cometer um erro, e tente permanecer calmo em todas as situações. O que é motivação? Quando você está motivado a fazer uma série de tarefas, você estará em melhor posição para influenciar os outros.

Empatia

Trabalhe para atingir seus objetivos de forma consistente. Mostre aos seus funcionários como o trabalho é feito e dê o exemplo. Mesmo que se depare com um desafio, tente encontrar algo de bom na situação. O que é empatia? Quando você é capaz de se colocar no sapato do outro e pensar sobre uma situação, é conhecida como empatia. Todos os líderes bem sucedidos devem saber como empatizar com os outros, se você quiser ganhar o respeito deles. As habilidades sociais têm tudo a ver com a comunicação do seu ponto de vista. Elas são capazes de construir um relacionamento com os outros que torna o relacionamento mais confortável.

Método CIS – Inteligência Emocional

Famosa metodologia criada pelo Master Coach Paulo Vieira tem ganho o Brasil. Utilizando conceitos avançados de coaching integral e sistêmico, os participantes costumam sair “outra pessoa” desse evento presencial. Com poderosas doses de inteligência emocional esse curso presencial acontece todos os anos nas maiores capitais brasileiras. veja mais sobre o método cis na página oficial da FEBRACIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

404 - Not found | We searched the space, but we could not find the page you are looking for.