Como Ter Motivação Extra no Trabalho

Imagine-se chegando para trabalhar cada dia cercado por uma equipe de pessoas que são eficientes, produtivas e voltadas para o sucesso. Como pode a sua pequena empresa tornar isso possível? Você pode motivar seus funcionários e dar-lhes incentivo para realizar o seu melhor.

No que Consiste a Motivação no Trabalho?

A cultura do seu negócio está diretamente ligada ao desempenho de seus funcionários. Ao desenvolver processos de motivação e ligá-los diretamente à cultura da empresa, você pode prosperar com uma equipe altamente motivada. A definição de motivação no local de trabalho é algo que energiza os colaboradores para que tenham o melhor desempenho possível.

Quando os colaboradores são incentivados, atingem níveis mais elevados de sucesso e proporcionam à empresa um maior valor através do seu desempenho. Para aumentar a produtividade, é importante focar em motivar e inspirar. Quando os seus empregados estão motivados, eles vão tentar completar cada tarefa de forma mais eficiente e atempada e vão concentrar-se na qualidade do seu trabalho.

Teoria da Motivação de Frederick Herzberg

O psicólogo americano Frederick Herzberg cunhou a Teoria da Motivação-Higiene em 1959, que dizia que os funcionários precisam mais do que apenas o salário para serem motivados no trabalho. Os funcionários têm dois tipos de motivação:

  • interno
  • externo

Para que a empresa aumente a eficiência, eles precisam entender e responder a ambos os tipos de motivação. As motivações internas incluem coisas como emoções e pensamentos, como estar entediado em fazer a mesma tarefa durante vários anos, em comparação com estar entusiasmado e desafiado por tarefas novas e diferentes. As motivações externas incluem aspectos como salário e ambiente de trabalho, como o cubículo ou chão de fábrica.

Satisfação dos Fatores

De acordo com Herzberg, se uma empresa quer ter colaboradores motivados, tem de abordar os fatores externos e internos para garantir que eles estejam satisfeitos. Embora dar um aumento ou um bônus possa parecer um bom incentivo, nem sempre é suficiente obrigar um colaborador a estar motivado. Em vez disso, as empresas precisam também considerar aspectos como emoções e pensamentos.

Existem vários obstáculos à motivação profissional no local de trabalho moderno. Para muitos trabalhadores, a motivação está diretamente ligada ao seu gestor. Se o supervisor está a micro gerir todos os movimentos dos funcionários, pode parecer que eles não são de confiança, o que é desmoralizador.

Avaliações de Desempenho

Avaliações de desempenho ruins também podem ser difíceis. Embora o feedback crítico seja necessário para o sucesso, os gerentes podem expressar de forma positiva para ajudar a energizar os funcionários. A falta de recompensas como salário, bônus e benefícios é outra barreira à motivação no trabalho. Para aumentar a produtividade e eficiência, as empresas precisam recompensar adequadamente os funcionários com salários de mercado, bônus vinculados ao desempenho e pacotes de benefícios competitivos.

O desempenho da empresa também pode ser um fator motivacional vital. Se ela está passando por dificuldades financeiras e frequentemente demite funcionários, então os trabalhadores podem não estar energizados o suficiente para apresentar o seu melhor, assumindo que eles também serão demitidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.