Educação Emocional nas Escolas
Nesse artigo falaremos um pouco sobre a educação emocional nas escolas. Atualmente tal matéria está em pauta nas principais instituições de educação e ensino do Brasil. Ainda em crescimento, o ensino das emoções para jovens, deve proporcionar mais ganhos econômicos e menos gastos públicos. Veja também nosso artigo sobre inteligência emocional.
Quando Pesquisamos Sobre Educação Emocional …
Quando pesquisamos sobre educação emocional, inteligência afetiva precisamos citar o nome do australiano Richard D. Roberts. Conceituado autor de bem mais que uma dúzia de livros e centenas de estudos científicos sobre personalidade emocional de crianças, jovens e adultos.
Doutor Rochard D. Roberts
É considerado por muitos o maior especialista em avaliação e análise de personalidade. Consagrado doutor em filosofia e psicologia pela Universidade de Sydney. Richard D. Roberts especializou-se em avaliações internacionais de educação tradicional. Há 20 anos, tem completa dedicação em análise e avaliações emocionais e avaliações de personalidade. Hoje, vive em Nova York e dirige o PES (Professional Examination Service). Respeitada entidade que desenvolve avaliações de recentes modelos de educação.
Por Que preciso saber lidar com as emoções ?
Porque tais habilidades pode trazer resultados positivos para os alunos no processo de aprendizado. E também bons resultados na vida social. Em outros países como EUA, existe pesquisas sérias que comprovam que programas de educação socioemocional pode gerar até 7 x mais resultados em pessoas quem receberam esse tipo de educação.
Como a Educação Emocional funciona ? e proporciona esse retorno ?
A probabilidade de qualquer estudante que recebeu esse tipo de educação ir para a cadeia é quase inexistente. O desempenho escolar cresce de forma exponencial. Também as taxas de evasão escolar caem. Quando um número de jovens na escola cresce, eles deixam de entrar no mundo do crime. Podemos desta forma criar cidadãos mais saudáveis, produtivos e também criativos. Gastos com saúde pública e serviços sociais despencam, ganhos econômicos aumentam.
Como a educação socioemocional pode ser aplicada ?
As habilidades socioemocionais, são traços de personalidade e habilidades universais. Podemos citar a perseverança, responsabilidade, ansiedade e amabilidade. São características já existentes em nós.
Há cada dia, mais evidências de que esses traços de personalidade são fundamentais a educação e também para a vida. Precisamos desenvolver tais habilidades para ter sucesso no trabalho e melhorar nossa expectativa de vida. A aplicação dessas habilidades é bastante lógica. Normalmente quem possui um bom relacionamento com as pessoas, descobre seu propósito e vive melhor. Afinal, como diz coach Paulo Vieira, “tem poder quem age“.
Não devemos mudar nossa personalidade, mas podemos adquirir novas habilidades que equilibrem aspectos predominantes do nosso jeito. Sem nos atrapalhar. Em outras palavras quem é tímido ou muito passivo pode aprender a se colocar de forma melhor.
Podemos utilizar o ensino a distância para ter habilidades socioemocionais?
Sem dúvidas, temos muito a ganhar com a tecnologia. As ferramentas e cursos online são um chamado para a colaboração, que é um dos principais pilares do aprendizado socioemocional. É fundamental entender como podemos usar essas utilizar essas ferramentas para estimular os aspectos importantes para cada um. Tirando excelentes capacidades que desconhecemos possuir. Dentre os cursos que podemos indicar está a semana da educação emocional.
Semana da Educação Emocional
São 4 aulas gratuitas para começar a se aprofundar sobre o tema. Essas aulas costumam anteceder o Programa Educação Emocional Positiva. Veja mais informações Clicando nos Links deste artigo.