Geração de Produtividade

Neste artigo vamos definir a geração de produtividade. Basicamente produtividade é a medida de do resultado de um processo de produção por unidade de insumo. No trabalho, por exemplo, é tipicamente uma medida de produção por hora de trabalho. Uma área de grande preocupação para os industriais e capitalistas está relacionada com a produtividade do trabalho. E o impacto dos muitos fatores que a cercam  das práticas no local de trabalho, o advento dos computadores, a infusão de capital, a educação e a formação, e muitos outros.

A principal razão é o fato de que, embora o impacto do investimento em capital humano, tinha havido pouca informação sobre o efeito direto do capital humano na produtividade.

Geração de Produtividade

Os estudos foram realizados para verificar os fatores que determinam a produtividade do trabalho. Para um determinado período, o tamanho dos estoques de capital necessário para o uso de materiais, os equipamentos e as práticas no local de trabalho. Também incluíram o uso de automóveis, os investimentos no capital humano, sistemas de trabalho de alto desempenho, participação nos lucros e práticas de contratação.

No entanto, um ponto de interesse principal mostrou que o aumento do nível educacional dos empregados em pelo menos um ano também aumenta a produtividade. Recomendamos a leitura do livro Decifre e Influencie Pessoas do Paulo Vieira.

Melhorar a produtividade

Demonstrou que a formação formal  aumentava a produtividade do setor manufatureiro. Os conhecimentos de informática também melhoraram a produtividade, especialmente no setor não manufatureiro. Outros achados incluem a sindicalização, ou a participação dos funcionários na tomada de decisões também elevaram a produtividade.

Além disso, descobriu-se que o sistema de gestão de qualidade total não tinha muitos efeitos significativos na produtividade. Lembramos que sempre é importante ter foco.

Impacto Positivo na Produtividade

Foi o aumento da proporção de trabalhadores na tomada de decisões no local de trabalho, o que mostrou um impacto positivo na produtividade do trabalho. Observou-se um aumento de 7% na produtividade do trabalho, em comparação com seus concorrentes no mesmo campo. Aqueles com I + D (investigação e desenvolvimento) tiveram um aumento médio de 6%.

Com efeito, os estudos mostraram que a participação nos lucros atribuída a empregados não executivos aumentou a produtividade. Mais do que o fizera o plano de participação nos lucros com os trabalhadores e gestores, o benchmarking também elevou a produtividade do trabalho, em 6%. Até a data, os computadores também têm desempenhado um papel importante no aumento da produtividade (12% da produção), em comparação com os anos 80. Naquela época os investimentos em equipamentos representavam cerca de 7% de crescimento da produção. Os investimentos em computadores e outros equipamentos informáticos representaram cerca de um terço dos investimentos totais nos anos noventa.

Afinal, o que Gera Maior Produtividade?

Em geral, os investimentos em educação geram uma maior produtividade. Além disso, promoveu um maior crescimento salarial. Os estudos haviam demonstrado o aumento do nível educacional dos trabalhadores. Este resultou em um aumento da produtividade do trabalho entre 8 e 13%. Verificou-se que os investimentos em formação em informática deram lugar a uma maior produtividade dos empregados. Para os trabalhadores que usam computadores se lhes paga 15% a mais que seus colegas que não o fazem.

No entanto, o desafio que têm pela frente é o de permitir que um maior número de trabalhadores dotados de qualificações lhes permitam o acesso a melhores postos de trabalho. Em tal situação, podem desfrutar de um nível de vida mais elevado e contribuir para um maior crescimento da academia da produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Hosting

This site is currently unavailable.!

Please contact your host provider to find more information on what actions to take to resolve this.