Livro : O Monge e o Executivo

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o livro O Monge e o Executivo. Uma história sobre a essência da liderança é um livro que conquistou muitos leitores no Brasil e no mundo. O autor utilizado é uma ficção, além de engajador, permite que os escrutinadores tenham uma visão humanista de como realmente estabelecer as relações pessoais e de grupo nas organizações, sejam elas familiares, empresariais, de governo, etc. O livro começa a contar a história de John Daily. Casado, pai de dois filhos, um conhecido executivo da empresa, John passa por enormes dificuldades, tanto na vida familiar como nas atividades profissionais.

O Livro

Com a companhia de sua esposa, acaba passando alguns dias em um mosteiro cristão para tentar refletir e colocar as coisas em ordem. Podemos notar que o autor usou um ambiente muito interessante para transmitir lições de liderança. Um mosteiro onde todos os irmãos têm o mesmo status: ninguém é melhor ou pior que ninguém. Mas há um decano, o líder que eles escolhem, que é responsável por dar a palavra final em todos os assuntos. Isso faz uma pequena comunidade onde os hábitos e as relações são respeitosas e saudáveis.

Outro fator interessante é que há uma preocupação constante em cumprir as ordens, tais como horários e deveres que os irmãos têm ao comer juntos. Assim, é fácil ver que no mosteiro, e de forma extremamente calma, todos vivem e trabalham entusiasticamente em equipe.

Verdadeiro Significado de Liderança

No primeiro capítulo, intitulado Os cenários, o autor, cujos principais focos é o que muitos não sabem: o verdadeiro significado da liderança. Deixa claro que a liderança não pode ser confundida com o poder, enquanto o poder é a atribuição de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou poder, mesmo se a pessoa prefere não fazer, “e liderança em palavras simples,” é a capacidade de influenciar as pessoas a trabalhar com entusiasmo para alcançar objetivos comuns, inspirando confiança através da força de caráter.

Ele enfatizou que o líder usa a autoridade para que as pessoas, independentemente de estarem ou não subordinadas, deem o melhor de si no que estão fazendo. Quando alguém usa o poder para tirar vantagem de uma situação, você pode até mesmo obter descanso, mas ao longo do tempo torna-se muito prejudicial, realmente erodindo e danificando relacionamentos. No entanto, o líder não deve se preocupar apenas com relacionamentos, mas também com as tarefas.

Identificando Velhos Paradigmas

No capítulo dois o autor mostra a necessidade e a flexibilidade que um líder deve ter para aprender a identificar os velhos paradigmas e adaptar-se aos novos. A seguir, explica como as empresas foram para merly compará-los com os de hoje. Os novos paradigmas, o livro organiza uma nova estrutura, esta baseada na liderança servidora, pois todas elas tendem à satisfação do cliente, e o lucro é resultado desse compromisso. Assim, no capítulo três, é formulado um modelo de liderança, onde, brevemente, é baseado na autoridade, serviço e sacrifício, amor e desejo.

Quando o autor se refere ao serviço e sacrifício, é baseado nos papéis de liderança, para servir, ou seja, para identificar e satisfazer as necessidades legítimas. No processo de atender às necessidades, muitas vezes você deve fazer sacrifícios por aqueles que são servidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.