Os Vários Tipos de Liderança

Neste artigo vamos falar sobre os tipos de liderança. Um estilo se refere aos comportamentos característicos de um líder ao dirigir, motivar, guiar e gerenciar grupos de pessoas. Grandes líderes podem inspirar movimentos políticos e mudanças sociais. Eles também podem motivar outros a realizar, criar e inovar.

Formas de Liderar

À medida que você começa a considerar algumas das pessoas que você pensa como grandes líderes, você pode ver imediatamente que muitas vezes existem grandes diferenças na forma como cada uma lidera. Felizmente, os pesquisadores desenvolveram diferentes teorias e estruturas que nos permitem identificar e compreender melhor esses diferentes estilos de liderança. Veja mais em gestão e liderança.

Estilos de Liderança da Lewin

Em 1939, um grupo de pesquisadores liderados pelo psicólogo Kurt Lewin se propôs a identificar diferentes estilos de liderança. Embora mais pesquisas tenham identificado tipos mais distintos, este estudo inicial foi muito influente e estabeleceu três grandes estilos que forneceram um trampolim para teorias mais definidas. No estudo de Lewin, as crianças em idade escolar foram designadas para um dos três grupos com um líder autoritário, democrático ou de laissez-faire.

As crianças foram então conduzidas em um projeto de artes e ofícios, enquanto os pesquisadores observaram o comportamento das crianças em resposta aos diferentes estilos. Os pesquisadores descobriram que a liderança democrática tendeu a ser a mais eficaz para inspirar os seguidores a terem um bom desempenho.

Liderança Autoritária (Autocrática)

Os líderes autoritários, também conhecidos como líderes autocráticos, fornecem expectativas claras sobre o que precisa ser feito quando deve ser feito e como deve ser feito. Este estilo é fortemente focado tanto no comando do líder quanto no controle dos seguidores. Há também uma divisão clara entre o líder e os membros. Líderes autoritários tomam decisões independentemente com pouca ou nenhuma contribuição do resto do grupo. Os pesquisadores descobriram que a tomada de decisões era menos criativa sob uma liderança autoritária. Lewin também concluiu que é mais difícil passar de um estilo autoritário para um estilo democrático do que vice-versa.

O abuso deste método é geralmente visto como controlador, mandão e ditatorial. Esse tipo é melhor aplicado em situações onde há pouco tempo para a tomada de decisões em grupo ou onde o líder é o membro mais experiente do grupo. A abordagem autocrática pode ser boa quando a situação exige decisões rápidas e ações decisivas. No entanto, tende a criar ambientes disfuncionais e até mesmo hostis, muitas vezes colocando seguidores contra o líder dominador.

Liderança Participativa (Democrática)

O estudo de Lewin descobriu que a liderança participativa, também conhecida como liderança democrática, é tipicamente o estilo de liderança mais eficaz. Os líderes democráticos oferecem orientação aos membros do grupo, mas eles também participam do grupo e permitem a participação de outros membros do grupo. No estudo de Lewin, as crianças desse grupo eram menos produtivas do que os membros do grupo autoritário, mas suas contribuições eram de maior qualidade.

Líderes participativos encorajam os membros do grupo a participar, mas mantêm a palavra final no processo de tomada de decisão. Os membros do grupo se sentem engajados no processo e são mais motivados e criativos. Os líderes democráticos tendem a fazer com que os seguidores se sintam como se fossem uma parte importante da equipe, o que ajuda a promover o compromisso com os objetivos do grupo.

Liderança Delegativa (Laissez-Faire)

Os pesquisadores descobriram que as crianças sob liderança delegada, também conhecida como liderança do laissez-faire, eram as menos produtivas dos três grupos. As crianças deste grupo também fizeram mais exigências ao líder, mostraram pouca cooperação e não conseguiram trabalhar de forma independente. Os líderes delegativos oferecem pouca ou nenhuma orientação aos membros do grupo e deixam a tomada de decisões para eles.

Embora este estilo possa ser útil em situações que envolvem especialistas altamente qualificados, ele muitas vezes leva a papéis mal definidos e falta de motivação. Lewin observou que tendeu a resultar em grupos sem direção, onde os membros se culpavam uns aos outros por erros, se recusavam a aceitar responsabilidade pessoal e produziam uma falta de progresso e trabalho.

Multiplique seus conhecimentos em nosso site. Veja ainda Geração de Produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.