Entenda as Diferenças dos Currículos

Neste artigo vamos falar sobre as diferenças dos currículos. Se você está confuso sobre a diferença entre um currículo e um curriculum vitae (CV), você não está sozinho! Ambos são documentos de procura de emprego usados para ajudá-lo a obter uma entrevista de emprego com um possível empregador. Tanto um currículo como uma lista de currículos contêm informações relevantes sobre o seu passado e as suas qualificações. Quais são as diferenças?

O Que é um Currículo?

Um currículo é uma visão geral de sua experiência profissional relevante, habilidades, educação e qualquer outra informação relacionada ao trabalho em questão, como trabalho voluntário ou afiliações profissionais. Existem três tipos principais de currículos: funcionais, cronológicos e combinados. Um currículo funcional destaca habilidades e educação ao invés de histórico de trabalho. Um verdadeiro currículo de estilo funcional não lista as datas de emprego. Um cronológico destaca o emprego (ou trabalho voluntário) mostrado no formato inverso ao cronológico; isto é, o emprego mais recente é listado primeiro.

Um currículo de estilo combinado junta elementos dos estilos funcional e cronológico. A maioria dos currículos tem uma ou duas páginas.Para a maioria das aplicações de emprego, um currículo em estilo de combinação é a melhor escolha para muitos candidatos, incluindo estudantes universitários e recém-formados.

Demonstração das Habilidades

Mesmo que o histórico de trabalho em um currículo de pós-graduação possa não ser tão extenso quanto o de um funcionário experiente, um histórico de trabalho cronológico pode demonstrar habilidades transferíveis e de confiabilidade. Um currículo de estilo puramente funcional não proporcionaria esta vantagem, e ainda assim um estilo puramente cronológico não permitiria informações adicionais destacando habilidades relevantes ou outras informações.

Curriculum Vitae

Um Curriculum Vitae – CV é uma listagem mais detalhada das informações utilizadas pelos candidatos em campos de seleção, como as indústrias médica e educacional. O formato é por vezes semelhante ao de um currículo, mas é normalmente uma listagem simples de informações. Inclui informações como emprego, educação e publicações por ordem cronológica inversa. É frequentemente utilizado por aqueles que procuram posições avançadas nas profissões médicas e docentes.

Para a maioria dos recém-formados e estudantes universitários, um currículo é a melhor opção a ser usada para fins de aplicação de emprego. Há um pouco mais de espaço para criatividade (em estilo, não em informações falsas!) com um currículo. Além disso, os currículos são tradicionalmente o que os gerentes de contratação esperam ver, a menos que especificamente indicado o contrário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Web Hosting

This site is currently unavailable.!

Please contact your host provider to find more information on what actions to take to resolve this.