Como Elaborar Um Plano de Carreira

Neste artigo vamos falar sobre o plano de carreira. Se você está prestes a se formar na faculdade, ou quer mudar de emprego em um momento posterior da vida, o planejamento de carreira é um aspecto muito importante do processo.  Antes de você realmente começar a se candidatar a vagas, é essencial ter certeza das áreas em que você gostaria de trabalhar.  A pior coisa que poderia acontecer é não tomar quaisquer medidas nesse processo e acabar em um trabalho que você está infeliz ou não tem o conjunto de habilidades adequadas.

Afinal, o Que é Plano de Carreira?

Testes vocacionais são muitas vezes úteis no processo de planejamento de carreira.  Estes são frequentemente uma primeira etapa grande ao tentar determinar que tipo de trabalho você seria mais adequado para realizar.  Muitos estão disponíveis online, e abordam algumas das seguintes áreas: identificar suas habilidades; determinar se você prefere trabalhar com pessoas, dados ou coisas; ou resumir quais valores do local de trabalho são mais importantes para você.

Ao compilar toda esta informação, você geralmente terá uma ideia geral de quais campos você deve estar verificando seriamente.  Os questionários muitas vezes listam ocupações adequadas com base nas suas respostas. Há muitos serviços gratuitos, principalmente aqueles oferecidos pelo governo, ou em instituições pós secundárias, que irá ajudá-lo a começar a sua jornada de planejamento de carreira.

Faça Uma Minuciosa Pesquisa

Os conselheiros de carreira são profissionais treinados que serão capazes de lhe oferecer conselhos e fazer recomendações realistas em que área você seria mais adequado para trabalhar. Pesquisar empresas que você poderia se imaginar trabalhando é outro grande passo no processo de planejar.  Confira seus sites para obter informações, e para ver que tipo de posições eles querem contratar.  Quando possível, tente marcar uma reunião com um membro do departamento do qual você gostaria de fazer parte, para que você possa fazer perguntas e descobrir sobre os aspectos do dia a dia da empresa em um nível mais íntimo.

Verifique os jornais e revistas para ver se a empresa é mencionada em tudo, e veja se os artigos são favoráveis ou não.  Embora isto possa parecer muito simples, pode ser uma parte valiosa do seu planejamento de carreira. Veja se a experiência prévia do emprego ou da vida trabalhará em seu favor, e dar-lhe-á a posição avançada em seus programas selecionados.

O Planejamento de Carreira

As pessoas esquecem frequentemente de verificar as exigências educacionais para determinadas carreiras, e podem perder o tempo e a energia saltando esta etapa. Um aspecto muitas vezes subestimado é conversar com seus amigos e familiares.  Discuta com eles em detalhe o que eles fazem, e peça-lhes que digam honestamente o que eles poderiam imaginar você fazendo para viver.  Quem sabe? Eles podem ver algo que você ignorou, e pode ser o elo que falta. O planejamento de carreira é algo com que todos se deparam em algum momento de suas vidas, e não deve ser levado de ânimo leve, embora você possa se divertir com ele.

O mais importante de tudo é ser honesto e realista consigo mesmo, e certifique-se de que você finalmente escolheu um caminho que vai fazer você feliz e mantê-lo financeiramente seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

404 - Not found | We searched the space, but we could not find the page you are looking for.